quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A mediunidade como terapia

.Alinhamento Energético (Fogo Sagrado)
A mediunidade como terapia

A Natureza dotou o ser humano de 6 sentidos para que ele pudesse ter eficientes ferramentas para caminhar e crescer na vida rumo ao seu objetivo maior, a experiência da Unidade. Aqueles 5 sentidos que aprendemos na escola (audição, tato, paladar, visão e olfato) que são excelentes ferramentas para se lidar no mundo material, e um sexto sentido – também chamado de intuição, mediunidade, paranormalidade, sensitividade, percepção extra-sensorial, canalização - que a nossa cultura (em função da religião e da ciência dominantes) ignorou.

Se a perspectiva milenar compartilhada pela maior parte das antigas culturas e civilizações (como por exemplo os orientais, os africanos e os povos nativos das Américas) – e agora amplamente corroborada pela Física Quântica – é de que o Universo, a Criação, é um fenômeno multidimensional, a função do sexto-sentido é possibilitar-nos o acesso consciente a esta vida multidimensional, para que possamos expandir e aprofundar com mais eficiência o nosso movimento evolutivo.

Da mesma forma que cada um dos 5 sentidos físicos pode experimentar uma gama bastante ampla de sensações , percepções e funções, com o sexto-sentido dá-se o mesmo. Por isso xamãs treinam para estar consciente nos sonhos, pessoas treinam para sair conscientemente do corpo, para acessar vidas passadas, para acessar os registros do inconsciente coletivo, a dimensão dos desencarnados, dos elementais, dos extra-terrestres, etc.

Em nossa cultura cristã-ocidental, Allan Kardec na França (séc.19), foi o pioneiro na sistematização do uso do sexto sentido (que ele chamou de mediunidade) para estabelecer um canal de comunicação entre o mundo dos espíritos encarnados e o dos desencarnados. Ele chamou esta tecnologia de Espiritismo.

Praticamente na mesma época, na Áustria, o Dr. S. Freud teve o grande insight de mergulhar no que ele chamou de inconsciente para entender e ajudar o homem a desvendar e resolver a questão do sofrimento. Mas o grande doutor (que não era xamã nem oriental) só dispunha, segundo sua cultura e seus conhecimentos, dos 5 sentidos físicos, da mente racional e da linguagem verbal, que não são as ferramentas mais adequadas para se operar em níveis que não são tridimensionais nem temporais.

Por isso, em Psicoterapia, (especialmente em Psicanálise) os processos terapêuticos podem demorar. E isto não é uma crítica, pois na maior parte das vezes é realmente necessário que se demore mesmo, pois através do desdobramento do verbal e do racional, o terapeuta vai facilitando habilmente ao cliente a desconstrução gradativa da intrincada rede de resistências, controles e defesas que vamos construindo ao longo de nossa(s) vida(s) para não acessarmos nossas dores, até chegar-se ao contato com os conteúdos e seus núcleos, e aí efetuar sua catarse e sua re-significação. E tudo isso normalmente tem que ser lento mesmo, pois não se pode sair detonando as defesas das pessoas, que muitas das vezes é o que ainda as mantém vivas.

Por outro lado, no Brasil, tivemos o desenvolvimento da Umbanda, numa integração dos cultos africanos com o catolicismo, o Espiritismo e as culturas indígena e oriental, e que também utiliza a mediunidade como uma ponte de contato entre das dimensões dos vivos e dos mortos.

Mas antes da Umbanda porém, tivemos a introdução das religiões e cultos africanos - que são chamados genericamente de Candomblé, e que ao contrário do Espiritismo e da Umbanda, não focam prioritariamente a utilização do sexto sentido para trabalhar com os espíritos dos desencarnados, e sim para incorporar e manifestar as forças da Natureza - as energias arquetípicas chamadas Orixás, e compartilhar do seu Axé.

No caso do assunto aqui em questão, a terapia Alinhamento Energético (Fogo Sagrado) utiliza a canalização como ainda uma outra forma de se trabalhar com o sexto sentido.

Aqui, o objetivo não é utilizar a ferramenta da mediunidade para se incorporar espíritos desencarnados ou Orixás. No Alinhamento Energético o canalizador incorpora emoções, traumas, sistemas de padrões e crenças dolorosas e auto limitantes, e energias desequilibradas vindas de vidas passadas ou das gerações antepassadas do cliente.

Este tipo de canalização tem a capacidade de abrir uma via direta de acesso ao nível inconsciente e de “desinstalar” do sistema psico-emocional as programações em desequilíbrio (chamadas neste trabalho de “corpos energéticos”, e também chamadas de samskaras e vasanas no Yoga), e depois de “reinstalar” estas programações devidamente re-equilibradas e harmonizadas (chamadas “corpo em Luz”).

Da mesma forma como em um Centro Espírita de cura quando uma pessoa vai com uma doença para ser operada, o médium incorpora um médico desencarnado e faz uma cirurgia espiritual (sem corte) no órgão que está doente, na terapia do Alinhamento Energético o canalizador incorpora e manifesta os conteúdos psico-emocionais em desequilíbrio no cliente, promovendo também uma verdadeira cirurgia energética no inconsciente.

Preferimos chamar o terapeuta de Alinhamento Energético de canalizador, e não de médium, não só para diferenciar a utilização que damos ao sexto sentido - incorporar mediúnicamente energia psico-emocional - das linhas que trabalham com incorporação de desencarnados, como também porque mediunizar desencarnados e canalizar emoções, acontecem em áreas diferentes do cérebro e da estrutura dos energética dos chakras.

Foi esta a percepção que Aloyzio Delgado Nascimento = brasileiro, sensitivo, agrônomo e farmacêutico - teve ao observar os trabalhos de cura dos pajés nas diversas tribos em que ele interagiu, no norte e no sul do Brasil, durante 15 anos : a utilização do sexto sentido, da mediunidade, não só para interagir com desencarnados e com as energias da Natureza, mas também para limpar o inconsciente e transmutar os desequilibrios da energia psico-emocional que está na causa das doenças físicas, psico-emocionais e sociais.

Destas suas observações e estudos, e a partir do “convite” de uma Egrégora - que se denominou “Ministério de Cristo” - que se ofereceu para dar suporte espiritual e energético ao que seria uma readaptação da tecnologia dos pajés para o mundo do homem branco, Aloyzio desenvolveu a terapia do Alinhamento Energético, e após sua morte em 2002, a terapeuta sensitiva carioca Monica Oliveira – que trabalhou por anos com Aloyzio até a morte deste – expandiu o trabalho e o chamou de Fogo Sagrado : um trabalho terapêutico de origem xamânica, mas feito em consultório sem nenhum ritual nem nenhuma conotaçãp religiosa.

O sexto-sentido não é um dom, não é um privilégio ou capacidade de apenas algumas pessoas especiais.

Também não é um poder sobrenatural (como são os siddhis do Yoga). Ao contrário, é um sentido absolutamente natural que está mais ou menos adormecido em nós e em nossa cultura (diferente do que ocorre nas culturas orientais, africanas e nativas), e que pode ser resgatado para otimizar a eficiência do crescimento evolutivo pessoal e da Humanidade.

Esta forma de utilização do sexto sentido – a canalização – como ferramenta altamente eficiente para se acessar de forma rápida a dimensão psico-emocional e energética do ser humano não é, obviamente, uma exclusividade da terapia do Alinhamento Energético (Fogo Sagrado), e tem - especialmente nos últimos 20 anos - surgido em todo o mundo na forma de diversas terapias (muitas delas oriundas direta ou indiretamente das tradições xamânicas), como mais um movimento inteligente da Gaya para acelerar o processo evolutivo do ser humano nestes tempos tão decisivos para a Humanidade.

Esta terapia não pretende ser melhor do que as outras nem vem para substituir nenhuma técnica terapêutica existente, e sim, para ajudar a criar ainda mais sinergia, e podendo pode ser integrada com qualquer outro tipo de terapia ou de trabalho espiritual.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

15 dicas para viver uma vida mais consciente, plena e equilibrada

15 Dicas para se viver uma vida mais
consciente, plena e equilibrada:


1. Todos nós ao nascer, ganhamos um espelho. Este espelho é, então, colado no nosso peito. E assim vivemos toda a nossa vida, refletindo o outro e vendo no (espelho do) outro o nosso reflexo. Hermann Hesse disse : “ Se você odeia uma pessoa, odeia algo nela que faz parte de você. O que não faz parte de nós não nos incomoda.”
Viver considerando isto, vai desenvolvendo nossa compaixão, nossa tolerância, nossa empatia e nossa solidariedade para com as nossas fraquezas e dificuldades e as dos outros.

2. Cem por cento do que somos e vivemos (inclusive o que supomos ser acidentes) é fruto de nossas escolhas e opções. Conscientes ou inconscientes. Desta ou de outras vidas.
Viver consciente disto desenvolve nosso discernimento e nossa responsabilidade para com a vida, com as pessoas e com nossas atitudes.

3. Livre-se da culpa. A única função da culpa é manter sua auto-estima baixa (por isso algumas religiões fomentam a idéia da culpa para assim manter poder). Transmute a culpa por responsabilidade. Ninguém é culpado de absolutamente nada, mas todos são completamente responsáveis por tudo.
Viver assim te torna mais atento e cuidadoso para com toda a existência.

4. Desenvolva a aceitação. Sempre que entramos em contato com alguma dificuldade ou fraqueza nossa, através de alguém ou de alguma circunstância, normalmente o primeiro impulso da mente/ego é: ou nos defendemos, negando e resistindo a entrar em contato (muitas vezes entrando na irritação e na revolta, geralmente imputando a culpa a alguém ou a alguma coisa), ou entramos na condição de vítimas, mergulhando na baixa auto-estima.
Aceite sua natureza humana como ela é e aceite também a sua sombra. Entenda que você está aqui na Terra para aprender e expandir sua existência. Um Mestre hindu falou: “Errar, ter defeitos, falhas, fraquezas, é seu direito. Trabalhar para transmutar isso tudo é seu dever”.


1. Tudo no Universo tem duas polaridades : Yin/Yang, masculino/feminino, positivo/negativo, etc. As emoções e os sentimentos também tem duas polaridades : o outro lado da tristeza é a alegria, do medo é a coragem, da raiva é a energia de realização, do ódio é o amor e o perdão, da ansiedade e da angústia é a calma e o centramento, da baixa auto-estima é a confiança em si mesmo, enfim, nosso grande trabalho de transmutação é estar constantemente reequilibrando estas polaridades. Os hindus diriam que devemos estar sempre transmutando Tamas e Rajas em Sattwa, isto é, trazendo sempre os pensamentos, sentimentos e atos densos , limitadores e negativos, para as freqüências mais sutis.

Viver assim economiza um bocado de energia. Considerando que tudo na vida é passageiro, é mais inteligente procurar mudar a polaridade das coisas e dar a volta por cima do que ficar naufragando constantemente nos mesmos padrões psico-emocionais.

6. Desenvolva a neutralidade e a observação. Os índios chamam isto de “Visão da Águia”: sair voando de dentro do burburinho dos eventos e, de cima, com uma perspectiva ampla e neutra, observar os acontecimentos sem identificação ou julgamentos. Ou, em outro exemplo: sair de dentro do rio caudaloso de nossa vida - onde estamos imersos até o pescoço - sentar na margem e observar. Quando dentro do rio, imersos até o pescoço, qualquer ondinha nos parece um vagalhão, mas quando nos sentamos à beira do rio, a ondinha novamente vira ondinha, e aí podemos ter uma perspectiva mais correta e um envolvimento menos sofrido com as coisas, e uma consciência profunda da impermanência.
Isto desenvolve uma profunda consciência da relatividade dos pontos de vista e, por conseguinte, o redimensionamento da nossa identificação e envolvimento com a transitoriedade da vida.

7. Evite as comparações. Lembra do “jardim do vizinho é sempre mais bonito” ? Ledo engano! Grande armadilha! Mal sabemos que o vizinho ao olhar nosso lado também pensa a mesma coisa sobre algum aspecto de nós...
Considerar este fato, te livra do peso dos julgamentos alheios e te torna mais centrado em teu próprio eixo.

8. Os hindus dizem que todas as doenças que existem - sejam físicas, emocionais, psíquicas ou energéticas - derivam, de uma forma ou de outra, de uma única doença: a ignorância de nossa natureza real, a Unidade (eles chamam esta ignorância de Avidya e a Unidade de Brahman).
Toda a Criação é uma grande web onde tudo é interligado, interagente, interdependente e holográfico. Realmente não estamos irremediavelmente presos a tempo e espaço e às três dimensões (não só as antigas tradições, mas a Física Quântica atual afirmam amplamente esta questão). Considerando nossa natureza Una, saiba que não há nada fora de você que você precise obter que já não tenha. Está tudo dentro de você, todo o Universo. Você apenas precisa relembrar sua natureza original, que está pulsando em cada partícula do Universo, em cada pessoa, em cada ser de cada reino. Todo Amor, Paz e Felicidade já estão dentro de você, sempre.
Você decididamente não é um pecador. Você não é uma pedra bruta que precisa ser lapidada. Você já é uma jóia pronta, maravilhosa, só que recoberta pela poeira desta ignorância primordial.
Passar a considerar estas verdades milenares em nossa vida cotidiana desenvolve nossa co-participação consciente no Universo nos seus mais diversos níveis de existência.

9. Todo o Universo é consciente ! Cada pessoa, cada animal, cada planta, cada pedra, cada célula, cada átomo, cada galáxia... A Consciência não é um privilégio do cérebro humano, que é apenas um dos veículos onde esta Consciência se expressa. Esta é a chamada onipresença e onisciência de Deus. Os índios têm formas sofisticadas de entrar em contato e interagir com a Consciência subjacente à Natureza.
Viver considerando este fato torna tua vida muito mais respeitosa, consciente e responsável.

10. Quando a vida nos apresenta algum evento desconfortável, algum obstáculo ou algum confronto, normalmente o que é acionado em nosso corpo/mente é o “automático” lutar ou fugir. A adrenalina está sempre pronta para desencadear ação. Mas a verdade é que na maior parte das vezes não seria necessário lutar nem fugir, bastaria relaxar e observar, e a partir daí agir com consciência, ou então deixar os acontecimentos se desenrolarem naturalmente. Vamos investir mais nas endorfinas ! Faça Yoga ou TaiChiChuan !
Desta forma, em todos os níveis e setores da nossa vida, podemos integrar firmeza e simultaneamente relaxamento – só firmeza gera rigidez e só relaxamento gera moleza !


11. Adote a perguntas : “Porque eu atraí isto ?” e “O que é que eu tenho que aprender com isso ?”. Todas (todas mesmo) as coisas que nos acontecem, vem para nos ensinar e são atraídas por nós (pelo nosso Self). A Vida está sempre fazendo suas arrumações para que possamos aprender e evoluir (pela dor ou pelo Amor, como dizia Kardec). Por isso alguém já disse : “cuidado com o que você deseja pois pode acontecer !”. Nós costumamos achar que quando pedimos à Deus alguma virtude, Ele vai milagrosamente introduzir esta virtude em nossa mente e de repente ficamos pacientes, ou disciplinados, ou tolerantes. Provavelmente o que a Vida fará é te proporcionar situações que vão te fazer desenvolver aquela virtude. Se você pediu paciência, provavelmente vai atrair pessoas que vão te fazer perdê-la, e aí é que estará o seu treinamento.
Então, sempre que as pessoas ou as circunstâncias te trouxerem desconfortos ou incômodos, ao invés de se revoltar, se ofender ou se entristecer, ou ainda, achar que a culpa é do outro ou sua, pergunte à Vida o que esta situação está te obrigando a trabalhar, que virtudes e qualidades você está tendo que desenvolver para lidar com isso de forma harmônica e equilibrada.

Este procedimento com certeza vai aumentar enormemente a qualidade de nossa consciência e a conseqüente percepção dos movimentos da vida e do seu sentido.


12. Gastamos grande tempo mental ficando angustiados por um passado que não podemos mais mudar e/ou ficando ansiosos por um futuro que ainda não chegou e não podemos controlar como virá. Outra grande parte, ainda, gastamos sonhando acordados, delirando os nossos sonhos e desejos. E aí duas coisas ocorrem: uma, sobra pouco tempo para a consciência do aqui-e-agora, o presente, que é onde efetivamente a vida acontece ; duas, quando precisamos da mente para as coisas que ela foi feita para funcionar – a nossa vida humana diária – esta mente tem dificuldade em se concentrar, em estar presente, inteira, poderosa, centrada.
Concentrando-nos no presente desfrutamos mais da vida. A meditação é um ótimo treinamento para aprender a viver no presente, nos livrando das pré-ocupações
e desenvolvendo uma mente verdadeiramente eficiente.

13. Infelizmente, ainda vivemos sob a ideologia do “ganha-perde”, ou seja, temos muito incutida em nossa cultura a idéia de que para se ganhar alguém precisa perder. É assim que se construiu, por exemplo, o sistema capitalista. Também é seguindo esta filosofia que está-se destruindo nosso planeta. E é desse ganha-perde que estão impregnadas as nossas relações (lembra da “lei de Gérson”?). Não só no sentido profissional e financeiro, mas também no emocional e no afetivo.
É urgente reimplantar-se o “ganha-ganha” nas relações interpessoais e nas relações do homem com a Natureza. Não existe nenhuma possibilidade de ganho real para nada nem ninguém, em nenhum setor da vida, se este ganho for obtido em detrimento da perda de alguém ou de alguma coisa. Na visão oriental, o Karma Yoga é a técnica que visa reeducar o homem e a sociedade para a verdadeira forma de ganhar.

Este procedimento simples pode transformar toda a perspectiva que temos em relação à vida, entendendo e vivendo na prática a grande lei universal de causa e efeito.


14. Atente para a sincronicidade. Uma escritura Hindu diz : “Nenhuma folha de grama se mexe sem uma razão”. Nada é casual, mas tudo é intrinsecamente causal. Um outro Mestre disse : “nós falamos com Deus através da oração, e Ele nos fala através da sincronicidade”. O Dr. C.G.Jung percebeu que era esta qualidade da Criação que fazia com que as artes divinatórias (I Ching, Tarot, Runas, Búzios) funcionassem. Todo o Universo é Um , portanto tudo é interrelacionado. E a Lei do Karma é quem disciplina este interrelacionamento. Atente para os sinais ! O tempo todo o Universo está interagindo com você !
Estar atento à sincronicidade desenvolve a intuição e a expansão da percepção do movimento consciente e multidimensional do Universo.

15. E finalmente – e sobretudo - “não faças aos outros o que não queres que te façam” ainda é a regra de ouro.
Viver integralmente assim te torna efetivamente consciente, pleno e equilibrado

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Lançado o livro "Fogo Sagrado"

Fogo Sagrado: uma terapia quântica para o terceiro milênio
Terapia energética baseada no xamanismo brasileiro e que propõe reflexões sobre a mudança de paradigmas no planeta é publicada pela primeira vez em língua portuguesa, e tem direção de arte e projeto gráfico assinados por Gasparetto.


Sobre o livro - A utilização terapêutica do sexto sentido e da energia como base para uma metodologia de cura: essa é a proposta de Fogo Sagrado: uma terapia quântica para o terceiro milênio, livro de Ernani Fornari publicado pela editora paulista Vida e Consciência, com projeto editorial e gráfico de Luis Antonio Gasparetto.
A obra ressalta a importância da compreensão do Universo e da Criação como um organismo único e integrado, no qual a Energia Vital circula. E propõe como ferramenta terapêutica a utilização do sexto sentido (também chamado de sensitividade, paranormalidade, percepção extra sensorial, mediunidade) não para interagir com o plano dos desencarnados (como acontece no Espiritismo e na Umbanda) mas para abrir um acesso ao inconsciente - através da ferramenta da Canalização - para poder liberar este material para a consciência (e o material consciente para a aceitação) e transmutar os conteúdos psico-emocionais auto limitadores e dolorosos (traumas, padrões repetitivos, sistemas de crenças limitadoras, conteúdos de vidas passadas e da ancestralidade, etc.) facilitando assim o restabelecimento do equilibrio e da harmonia no indivíduo e no sistema.
O livro analisa o (re)nascimento do Oriente no mundo ocidental durante os anos 60 e 70, com os movimentos beatnik e hippie, e as contribuições advindas das culturas indiana e chinesa para promover uma mudança de paradigmas - da racionalidade e da Física moderna para uma valorização da interconexão universal, da sensitividade e da energia, em paralelo com o surgimento da Física Quântica. Tal movimento está em curso e, segundo o autor, "temos de resgatar a consciência de que somos todos (co)criadores e (co)responsáveis pelo Universo e pela Vida".
A concepção holística da existência é reforçada, nos anos 70 e 80, pelo Xamanismo, movimento de resgate da cultura de povos norte e sul americanos, africanos, siberianos, havaianos, australianos, siberianos, entre outros. Um de seus principais postulados é a realidade multidimensional do Universo, que sugere a idéia de que os cinco sentidos e a mente racional não são suficientes para o contato com outros níveis mais sutís da existência. É o sexto sentido que pode abrir as portas para uma vida multidimensional consciente.
A técnica do Fogo Sagrado, desenvolvida pela terapeuta sensitiva carioca Mônica Oliveira a partir do trabalho terapêutico do agrônomo, farmacêutico e xamã Aloyzio Delgado Nascimento (e que este denominava Alinhamento Energético), é, portanto, resultado de uma integração entre o Xamanismo, o Conhecimento Oriental, a Psicologia Transpessoal e Física Quântica; uma equação que o autor esclarece e exemplifica em sua obra. Sua proposta é introduzir essa velha/nova técnica e apresentar as bases do velho/novo paradigma que esta sendo (re)implantado no planeta neste terceiro milênio.

Veja os links :
http://www1.folha.uol.com.br/folha/livrariadafolha/793803-autor-de-fogo-sagrado-propoe-novo-uso-para-a-mediunidade-ouca.shtml
http://sociologiacienciaevida.uol.com.br/ESSO/Edicoes/0/fogo-sagrado-uma-terapia-quantica-para-o-terceiro-milenio-186258-1.asp?sms_ss=facebook&at_xt=4cd1ce07699f328a%2C0
http://www1.folha.uol.com.br/folha/livrariadafolha/774350-professor-de-yoga-escreve-livro-que-mistura-xamanismo-e-fisica-quantica.shtml

Sobre o autor - Ernani Fornari é brasileiro, instrutor de Yoga, yogaterapeuta e massoterapeuta, além de terapeuta de Renascimento, Reiki,Constelações Sistêmicas e Cinesiologia Aplicada. Em 1998 teve seus primeiros contatos com o Xamanismo e em 2003 iniciou seu trabalho com Alinhamento Energético no Brasil (www.ernanifornari.com.br) e na Europa (www.fogosagrado-brasilien.com), onde já realizou milhares de atendimentos individuais e formou centenas de terapeutas. É co-proprietário do Espaço Saúde (www.espasaude.com.br) no Rio de Janeiro.
Tem oito livros publicados nas áreas de Ecologia, Agroecologia , Alimentação Natural e terapias , e o mais recente, o livro "Fogo Sagrado" pode ser comprado através site da editora (www.vidaeconsciencia.com.br) - e seus textos podem ser acessados no blog : http://alinhamentoenergetico.blogspot.com.

Ernani também é músico e compositor, e possui quatro CDs gravados, e dois deles podem ser acessados na íntegra para audição em :
www.soundcloud.com/ernani-fornari (disco "Coração Caipira", música country&folk brasileira, com letras ecológicas e espirituais)
www.soundcloud.com/dharmendra (disco "Mantra", mantras tradicionais com molho brasileiro)

Sobre os atendimentos – Os atendimentos individuais acontecem em sessões de 90 minutos com a presença de 2 terapeutas, e são realizados com periodicidade trimestral.
Ernani Fornari e Gabrielah Carvalho fazem atendimentos individuais no Rio de Janeiro no Espaço Saúde (R. Mário Portela 49, Laranjeiras, 21.2558.3513) e em São Paulo no Espaço Luzeiro (R. Armando Ferrentini 520, Aclimação, 11.5599.3496).

Sobre os cursos de formação - No Rio, uma das turmas se iniciará no dia 19 de março às 9:00 para uma aula aberta gratuita até as 13:00 na Casa Tebecata, Rua Comendador Gervásio Seabra 140, Alto da Boa Vista.
Informações e inscrições : Bruno Amado, brunoamado2000@yahoo.com.br, 21.7871.3511)

E a outra turma se inicia no dia 26 de março às 9:00 para uma aula aberta gratuita até as 13:00 no Espaço Aprender a Conviver em Copacabana, Av.N.Sra.Copacabana 647/601 (www.aprenderaconviver.psc.br - 21.2549.5764/3208.1260/9641.8331/9966.5354)
Informações e inscrições : ernanifornari@espasaude.com.br / gabrielah.carvalho@hotmail.com.

Serão 80 horas de curso, distribuídas em 10 sábados (das 9 às 18 h), uma vez por mês, de março a dezembro de 2011.

Em São Paulo, o próximo curso de formação se iniciará em abril de 2011, e acontecerá em 4 finais de semana (sábado e domingo das 9 às 18 h) uma vez por mês (durante quatro meses).
Informações e inscrições - cursos e atendimentos em SP - c/ Verônica Alves, produtora.veronicaalves@gmail.com, 11.9207.7162.